terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Nunca é tarde para ficar sarado

(Fonte: O Globo)

A designer de joias Beatriz Fontes Aguiar e o advogado Cláudio José Teixeira Filho exibem músculos e saúde Fábio Rossi / Agência O Globo

RIO - Cada vez mais preocupados com a saúde e a boa forma física, quarentões, cinquentões e sessentões, de ambos os sexos, vêm exibindo silhueta de dar inveja aos mais jovens. Essa tribo, ainda chamada pelos especialistas de turma da meia-idade, está se tornando o atual filão das academias de ginástica do Rio, onde já representam cerca de 30% das matrículas, segundo empresários do setor.
 
A preocupação deles, geralmente, vai além dos músculos. Com a prática habitual de exercícios, que, em média, leva duas horas por dia, esse grupo de alunos ainda garante a prevenção de doenças como pressão alta, diabetes e obesidade. Um exemplo é o advogado Cláudio José Teixeira Filho, de 50 anos, que trocou os remédios pelas aulas coletivas da academia.
— Não tomo nenhum tipo de medicamento. No máximo, uma vitamina C. Encontrar com meus colegas todos os dias na aula de spinning ou na musculação é bom para colocar o papo em dia. A melhor terapia é socializar. E, claro, também rola a questão da vaidade, de se olhar no espelho e se sentir bem — explica Teixeira Filho.

A prática de exercícios ganhou força após Cláudio ver seu pai envelhecer com pouca qualidade de vida — ele tinha diabetes e conviveu com uma ponte de safena por mais de 20 anos. E, para minimizar os efeitos dessa herança genética, o advogado também passou a controlar a alimentação.
— Só cometo abusos alimentares uma vez por semana. No sábado ou no domingo. Desde garoto, sempre tive problema com o peso. Se eu não me controlar, todo resultado vai embora rápido — diz o advogado, que frequenta diariamente uma academia em Copacabana.

No caso do empresário Alexandre Accioly, de 51 anos, e sócio da rede de academias BodyTech, a malhação voltou à rotina depois de ver uma foto sua com 120 quilos. Desde março do ano passado, intensificou o treino e passou a buscar uma alimentação mais saudável.
— Antes, me recusava a subir na balança para não levar um susto. Nunca fui vaidoso. Mas vejo que disciplina é fundamental para manter bons hábitos. Voltei a treinar e meses depois comecei a ver o resultado. Já perdi 30 quilos até agora. Quando comparo fotos antigas com as atuais até fico assustado — revela Accioly, que corre dez quilômetros em 45 minutos algumas vezes na semana, e se prepara para sua primeira meia-maratona em 2014.
 
Exercícios para obter longevidade e prevenir doenças
É na chamada meia-idade que os problemas de saúde aparecem com mais frequência. As mulheres entram na menopausa e, com isso, a osteoporose entra em cena. Já os homens sofrem com a perda da força e do equilíbrio. Para o cardiologista Eduardo Nagib, diretor médico do Hospital Total Cor, os exercícios físicos diários são remédios naturais para obter longevidade e prevenir doenças.
— A atividade física é uma ótima aliada para reduzir os níveis de pressão arterial, uma doença silenciosa e fator de risco para o infarto. Suar a camisa nos exercícios aeróbicos ajuda a controlar os níveis de colesterol e de glicose no sangue — diz Nagib.
 
Mas o caminho a ser precorrido é longo, e exige dedicação. Quem garante é o personal trainner Fábio Amed, que dá aulas de ginástica localizada há 30 anos.
— Tenho muitas mães e filhas nas minhas turmas. São duas gerações completamente diferentes. As mães são mais comprometidas e focadas. Acabam conseguindo resultados melhores — garante Amed, que trabalha em uma academia na Barra da Tijuca.
 
Não é à toa que cada vez mais jovens se inspiram nos colegas "maduros e com experiência", como define a estudante Caroline Marques Souza. Para ela, de 32 anos, a imagem do "Tio Sukita" ficou mesmo no passado:
— Hoje em dia os homens mais velhos são mais sarados do que os de 30. Meu namorado, por exemplo, tem barriga de chope enquanto minha mãe exige que meu pai tenha uma barriga tanquinho. A mulherada também está se cuidando. As coroas estão colocando muitas menininhas no chinelo — afirma Caroline, que voltou a malhar recentemente para ficar "com tudo em cima" para o verão.
 
Superação é outra palavra-chave para esta tribo. A designer de joias Beatriz Fontes Aguiar, de 51 anos, precisou ficar nove meses em uma cadeira de rodas, após sofrer um acidente de carro. Reconstruiu a rótula do joelho, fez fisioterapia e encontrou na piscina uma forma de se manter em forma.
— Decidi correr atrás e, com o tempo, recuperei a forma física. O milagre não aconteceu nos quatro meses que antecedem o verão, como as garotas pensam. A nova geração está bebendo e fumando cada vez mais, além de se alimentar mal. Não sei como essas moças vão chegar aos 40 — diz Beatriz, que pratica musculação todos os dias.
 
Alunos entre 40 e 60 anos correspondem a 30% do total de alunos
Preocupação semelhante tem Luiza Alves, corretora de imóveis de 44 anos. Ela considera a prática regular de exercícios fundamental para se viver melhor:
— É preciso ter continuidade. Por isso, hoje capricho nos exercícios. Sempre quando vejo algum jovem que quer resultados rápidos, tento mostrar que músculo só vem com o tempo — conta Luiza, que chega a levantar pesos de até 50 quilos com os braços.
 
De acordo com dados de duas grandes academias do Rio, a BodyTech e a Velox Fitness, os alunos entre 40 e 60 anos correspondem a 30% do total de alunos. E os próprios sócios das redes ajudam a engrossar esses números.
Além de Accioly, Rogério Kurtenbach, de 56 anos e dono da Velox, treina desde jovem. Adepto do ciclismo de rua e do esqui, ele faz musculação todos os dias:
— No fim de semana, gosto de jogar vôlei com os amigos. Exercício para mim é sinônimo de qualidade de vida.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Atividades em Guaratuba


Crédito: André Rego
 
Quem escolher passar alguns dias em Guaratuba pode aproveitar o espaço Nissei, montado na Praia Central. No estande dá pra aproveitar quick massage e dicas de saúde.

Além de Espaço, outras atividades estão acontecendo na Praia Central, como alongamentos, recreações, danças e práticas esportivas. A programação funciona das 8h30 às 19h30, até dia 26 de janeiro.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Má nutrição de idosos durante o verão pode agravar problemas do envelhecimento

(Fonte: Segs)
 
Com o envelhecimento, ocorrem mudanças na composição corporal. Há um aumento na gordura corporal total, diminuição de massa magra e da hidratação. Estudos norte-americanos mostram que já a partir dos 40 anos de idade as pessoas perdem cerca de 8% da massa muscular a cada década.1-4 Se houver redução no consumo de alimentos e na atividade física, esses fatores levarão a uma velhice frágil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que mais de 3 milhões de pessoas com 60 anos ou mais moram sozinhos. Ainda de acordo com o IBGE, de 2001 a 2011, aumentou 35,6% o número de pessoas que moram sozinhas no Brasil.
 
O fato de morar sozinho pode contribuir para o descuido com a alimentação. "Em geral, o idoso se contenta com um lanche leve, que nem sempre sacia todas as suas necessidades alimentares”, ressalta Ricardo Rosenfeld, Diretor Médico da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil. Em muitos casos há falta de apetite e a saúde bucal está prejudicada, o que impede o idoso de deglutir alimentos mais sólidos. “A diminuição na ingestão alimentar que ocorre naturalmente, conforme envelhecemos, pode levar o idoso ao risco nutricional”, conclui.
 
Para contribuir com a manutenção da saúde muscular, a Abbott produz o Ensure e Ensure® Plus, suplementos nutricionais com proteína, cálcio e vitamina D,  que contribuem para a saúde do músculo que é muito importante para um estilo de vida mais ativo. É importante lembrar que a atividade física também deve ser mantida. Isso não significa que é necessário frequentar uma academia. Atividades simples como caminhar, cuidar do jardim, passear com um animal de estimação já são formas de manter-se ativo. Uma nutrição equilibrada e variada, além da prática de atividade física, devem ser realizadas sempre.
 
Será que este não é o caso do seu avô ou avó? Eles moram sozinhos? Será que se alimentam bem? O melhor “presente” que um neto ou neta podem dar aos avós é prestar atenção em suas necessidades, já que muitos não interpretam a má qualidade da alimentação como um problema.
 
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) também identificou que o processo de envelhecimento da população brasileira vem se intensificando nos últimos anos. “A projeção para 2025 é que aumente o número de idosos, principalmente os de 80 anos ou mais”, afirma Renata Salles, médica geriatra do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo e membro da diretoria da SBGG.  Segundo ela, estima-se que em 2025 o Brasil terá a sexta maior população de pessoas com 60 anos ou mais do mundo, o que representará cerca de 34 milhões de habitantes, o dobro da população idosa atual.
 
O objetivo da Gerontologia (estudo do envelhecimento) é a manutenção das condições favoráveis de autonomia e independência do idoso. “A boa nutrição é um dos fatores que pode influenciar a longevidade”, aponta a profissional. Ela ressalta que conforme as pessoas envelhecem, o corpo necessita de mais proteínas, vitamina D, cálcio e outros nutrientes importantes para a saúde geral, a dos ossos e para a força muscular. “A nutrição administrada por meio de suplementos orais possibilita aumentar a ingestão de nutrientes, em casos de consumo insuficiente de alimentos, tão comum nesta faixa etária”, aponta.
 
A médica da SBGG alerta para a necessidade de identificar idosos pré-frágeis e com risco nutricional, para que se estabeleça programa de nutrição e atividade física e se previna, reverta ou reduza o processo de fragilidade, com melhora na funcionalidade e qualidade de vida dos idosos, principalmente dos longevos.
 
A Abbott realiza periodicamente educação médica continuada com médicos, dentre eles geriatras, cardiologistas, clínicos gerais e demais especialidades para a atualização de necessidades nutricionais relacionadas à velhice. Em 2012 e 2013, mais de 300 médicos participaram dos eventos no Brasil.