quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Grupo de Caminhada | Apresentação

No dia 22/10 aconteceu o primeiro encontro do Grupo de Caminhada.
Foi um momento para que a equipe e os participantes se conhecessem e trocassem ideias e expectativas sobre este o projeto.

Quem quiser participar, basta entrar em contato com a gente.

Grupo: Caminhadas no parque
Realização: Dra. Ângela Carvalho e professor Jefferson Binhara Cardoso (preparador físico).
Todas as terças e quintas I 15:30 - 16:30h
Programação: Avaliação física prévia, caminhadas, alongamento e orientação.






















segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Sobre menopausa

Na semana passada, participei do programa Boca no Trombone, da Rádio Clube.
O bate-papo foi sobre menopausa, e está disponível no link abaixo para vocês conferirem.

Dra Angela Carvalho | Entrevista sobre Menopausa

Aprender tem idade?



A resposta é não. Dos pequenos aos mais idosos, estudar é uma atividade importante para o desenvolvimento de todas as pessoas. “Em relação à aquisição de novos conhecimentos na velhice, se dissemina o estigma de que o idoso não aprende mais” conta Ângela Carvalho, ginecologista especialista em Geriatria. A médica é coordenadora de Gerontologia no curso de Francês através da Música, ministrado no Essence – Núcleo de Integração em Saúde e Bem Estar. A atividade foi escolhida pelo espaço por atuar simultaneamente em vários pontos da saúde física-emocional dos idosos. Durante as aulas, trabalha-se socialização, musicalidade, consciência corporal, coordenação motora e o estímulo neurocognitivo da memória. “Corpo e mente participam por inteiro e, pouco a pouco, o aluno começa a reconhecer os sons e os significados das palavras. As regras gramaticais surgirão naturalmente das letras das músicas”, explica Ângela.

O curso já mostrou que a capacidade de aprendizagem ultrapassa as fronteiras do tempo e do espaço. As pessoas são motivadas a estarem abertas para fatos novos, mudanças, e a cada aula evitam que o tédio, o ócio, e o medo às isolem do convívio social. “O aprendizado de novas habilidades contribui para que o idoso viva uma velhice bem-sucedida”, explica a profissional.

Aprender uma língua estrangeira exige um esforço intelectual mais complexo. Estudos mostram os muitos benefícios diretos da atividade sobre as regiões do cérebro responsáveis pela memória. Existem ainda benefícios indiretos sobre a cognição como a ampliação dos contatos sociais, a troca de vivências e de conhecimentos. “Hoje é indiscutível que a socialização e as atividades intelectuais ajudam a preservar a saúde cerebral”, explica Ângela.  

Essence
O Essence foi inaugurado em maio de 2013 e oferece atividades voltadas à saúde física, mental e emocional de pessoas idosas. Como médica, Ângela Carvalho coordena e acompanha todas as atividades, oferecendo segurança e oportunidade às participantes de trabalharem suas dúvidas, medos e dificuldades. Como proprietária e idealizadora do espaço, organiza a programação de cursos e eventos para atender o público da melhor forma possível. Além do Francês através da Música, o espaço oferece também atividades como Caminhadas no parque, acompanhadas por treinador físico, Reabilitação neurocognitiva para transtornos de memória e grupos de terceira idade.

Serviço
Francês através da Música
Data: Toda sexta-feira
Horário: 14:30- 16:00 horas
Essence – Núcleo de Integração em Saúde e Bem Estar