Minhas crônicas


MULHERES MODERNAS, QUEM SOMOS NÓS?

Sensações de vazio, fadiga e depressão são sintomas cada vez mais frequentes entre as mulheres modernas assoberbadas com o acúmulo de funções na família, na vida profissional e intelectual. Muitas estão em uso de medicamento antidepressivo, sem observarem melhora significativa.
Em 25 anos de profissão, tenho observado que as expressões mais utilizadas por elas são: ‘‘Não tenho tempo para mim”; ‘’Não sei dizer não”; “Tenho dificuldade para levantar da cama todas as manhãs”; “Não sinto vontade de fazer sexo”; “O tempo passou e eu não vivi”. Ao mesmo tempo relatam que não estão enfrentando grandes problemas, muitas possuem família estável, um companheiro que as ama, um bom emprego e uma boa situação financeira. Por que então a falta de satisfação com a vida?
A mulher atual desconectou-se de sua essência. Chegamos a este ponto devido a séculos de repressão e à medida que conquistamos liberdade sexual, independência financeira e autonomia para ir e vir esquecemos algo muito importante dentro de nós. Focalizamos em demasia o mundo exterior, enquanto nos distanciamos de nosso universo íntimo. Sem esta força a mulher não tem ouvidos para captar o discurso da alma, seus sentimentos e intuição permanecem adormecidos. O vazio toma conta do seu ser e a faz sentir-se como um náufrago a deriva. Sem sua voz interior, perde-se em suas escolhas.
Como resgatar essa energia? Ela brota dos momentos de contemplação da natureza, ao ouvirmos uma música que vibra em nosso peito, ao lermos uma bela poesia, ao trabalharmos em algum tipo de arte e PRINCIPALMENTE quando voltamos o olhar para as profundezas do nosso ser.
Para tal, há de se dedicar um tempo, pois paremos para pensar: para que nos apegarmos a incumbências corriqueiras que somente nos distanciam da possibilidade de vivermos plenamente? Devemos nos perguntar constantemente: o que é realmente importante para mim?
 Às vezes passamos toda a vida à espera de algum acontecimento que nos abra as portas para a felicidade; o verdadeiro acontecimento é a conquista do autoconhecimento, através do qual tornamo-nos capazes de reconhecer que apesar das hesitações, quedas, tempo perdido e incertezas cada uma de nós carrega em si a capacidade de construir uma bela história.
Sendo assim, desejo a todas que se inspirem e despertem para um mergulho interior.

Dra. Ângela Carvalho




MULHERES MODERNAS parte II

Quem somos nós?
Somos aqueles seres que acordam com o canto dos pássaros, os olhos ainda empapuçados pelo resquício de sono e os cabelos em desalinho, preparamos o café da manhã, ao mesmo tempo em que despertamos os filhos e o marido, ao mesmo tempo em que tomamos banho e fazemos sanduíches  ao mesmo tempo em que nos vestimos e nos penteamos.
Pilotamos o carro até o colégio, até o trabalho. Pilotamos o fogão e o tanque, pilotamos a empresa e até aeronaves. À noite em casa, comandamos o jantar, comandamos as tarefas escolares, tomamos a matéria para a prova, perguntamos ao companheiro como foi o seu dia. E na calada da noite, os vizinhos ouvem o arrastar de pés e correntes sobre suas cabeças. Será o fantasma do condomínio?
­-Fiquem tranquilos, é apenas a vizinha moderna arrastando móveis, agitando as máquinas de lavar e secar para logo, logo, na alvorada um novo café passar.

Dra. Ângela Carvalho 



SER QUARENTONA É...


Ter passado dos 40 anos, pode significar alguns fios de cabelos brancos, marcas de expressão como aquele franzidinho entre os olhos que dá a impressão de estarmos sempre bravas e alguns kilinhos a mais, no entanto, não são somente ganhos negativos, existem coisas muito boas que acontecem com o avançar da idade, podem acreditar. Posso citar algumas, rapidamente:

Vamos nos permitindo  dizer NÃO, também deixamos de usar sapatos de bico fino e salto agulha 12 horas por dia em nome de uma elegância sofrida  e passamos a usar bico quadrado, saltos médios  e sapatilhas. As calcinhas também passam a ser mais confortáveis, fio dental fica somente para os momentos, de fato, eróticos. A escolha das roupas no ato da compra tem relação com o seu estilo próprio, adquirido com os anos e não com a modinha da estação, que acabava ficando jogada num canto do armário, nos seus 15 anos. A mulher madura pode ser muito sensual, justamente por sentir-se segura dos seus desejos.

O amadurecimento vem com a experiência de vida, para tal, é impossível conter a passagem do tempo, as rugas, os filhos crescidos e a chegada dos netos. Vamos lá amigas, respirem fundo e vivam!

Dra. Ângela Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário