quarta-feira, 9 de junho de 2010

Traição na Internet

A palavra traição tem um sentido muito amplo, mas considero que especificamente quando se trata de envolvimento e de aproximação entre duas pessoas, com certa intimidade e erotismo associados, mesmo não havendo o contato físico, para o parceiro excluído é considerado traição.

O primeiro indício de traição independente da forma, é o desinteresse da pessoa pelo relacionamento, há uma indiferença ao outro, um certo afastamento, aquela sensação de cumplicidade é substituída lentamente pelo distanciamento.

Estudos mostram que os homens traem geralmente pela atração física, pela sensação de liberdade, de aventura e um certo gosto pelo "proibido". Já as mulheres frequentemente traem por estarem insatisfeitas com o relacionamento vigente, geralmente por sentirem-se pouco desejadas ou não correspondidas satisfatoriamente, na maioria das vezes se apaixonam nessas situações.

A pessoa que busca um relacionamento virtual imagina que estará correndo menos riscos e comete o engano se sentindo menos culpada em relação ao seu parceiro fixo. O parceiro traído sente-se ferido na sua auto-estima, e o relacionamento a partir da descoberta da traição passará por uma crise, que poderá ser um bom momento de reflexão para ambos, pois creio que quando se rompe a lealdade em um relacionamento duradouro, alguma coisa não estava indo muito bem, neste momento, é hora de sentar e tentar ver qual a importância desta relação para ambos, e decidir que rumo tomar.

Para finalizar, considero importante lembrar que vivenciar o AMOR em um relacionamento é um aprendizado permanente, requer um investimento contínuo das partes envolvidas, há necessidade de lutar contra a rotina, a falta de tempo e a tendência de nos acostumarmos com o outro ao invés de tentarmos conhecê-lo profundamente. O diálogo continua sendo primordial em qualquer tipo de relação humana, talvez por isso o relacionamento virtual (pela internet) seja tão atraente, pois nele há oportunidade de conhecimento, enquanto que nos relacionamentos "reais", nem sempre estamos dispostos a ouvirmos com toda a atenção o que o outro tenta nos passar através de palavras, olhares, gestos e toques.

Posso sugerir que eventualmente sentemos diante de nossos computadores e coloquemos em palavras escritas os nossos sentimentos em relação aos que amamos, sejam companheiros, filhos, pais ou amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário